Os piores do ano
Como prometido, aqui vai a lista dos piores de 2009 no mundo do esporte.
Estão na lista os esportistas que tiveram um desempenho bem abaixo do esperado e também aqueles que decepcionaram os fãs, passando de heróis a vilões durante o ano que termina.
Como sempre, sinta-se à vontade para discordar, mandando a sua opinião aqui para o 鶹 Esportes.
1. Flavio Briatore e Nelsinho Piquet: Disparados os vilões do ano. Um pediu e o outro concordou em bater o carro no GP de Cingapura de 2008 para beneficiar Fernando Alonso, o piloto nº1 da equipe. Que feio!!! E demonstraram incompetência até no erro. Conseguiram sair por baixo num esporte que tem sido marcado por trapalhadas grossas.
2. Maradona: Não entrou na lista pelos xingamentos aos jornalistas na coletiva depois do jogo com o Uruguai, nem pela suspensão imposta pela Fifa. Entra pela campanha fraquíssima da Argentina nas eliminatórias, mesmo com um plantel de fazer inveja a qualquer técnico. Confira: Messi, Tévez, Aguero, Di Maria, Zanetti, Mascherano, Maxi Rodriguez, Verón.....
3. Tiger Woods: Contrariando a imagem de bom moço, Tiger meteu o pé pelas mãos e deu no que deu. A mulher saiu de casa levando os dois filhos e ameaça pedir o divórcio: Os patrocinadores se afastaram e Mr. Woods teve que pedir desculpas publicamente. O golfe ficou sem sua estrela maior, não se sabe até quando.
4. Rubens Barrichello: Mais uma vez tinha o melhor carro do grid, mas novamente não soube tirar proveito e acabou se contentando com o terceiro lugar. Em 2010 vai para a Williams, equipe de pretensões modestas, talvez mais compatíveis com as de Rubinho.
5. Thierry Henry: Coroando a má fase, termina o ano no banco de reservas do Barcelona e ainda teve que se desculpar pelo "jogo sujo" contra a Irlanda na partida que deu à França a vaga para a Copa. Henry controlou a bola com a mão antes de passar para o zagueiro Gallas fazer o gol da classificação. Assim até eu!
6. Serena Williams: A tenista ex-número 1 do mundo perdeu a semi-final do Aberto dos Estados Unidos para a belga Kim Clijsters e perdeu também a compostura ao ser flagrada por uma juíza pisando na linha ao sacar. De serena só sobrou o nome. Rodou a baiana feio!
7. Maus perdedores: Entram na lista os torcedores do Coritiba que não souberam manter a dignidade no rebaixamento, quebraram o Couto Pereira e provocaram um tumulto que deixou muita gente ferida. O clube acabou punido e em 2010 disputa a segundona sem mando de campo.
8. Obina e Maurício: Os dois jogadores do Palmeiras trocaram socos no campo do estádio Olímpico, na saída para o intervalo do jogo em que o time perdeu de 2 x 0 para o Grêmio. Muito feio!! Mais feio do que a campanha do próprio Palmeiras na reta final do Brasileiro.
9. Luiz Felipe Scolari: De campeão em 2002 foi ladeira abaixo. Com Portugal perdeu a Eurocopa 2004 em casa e não arrumou muita coisa em 2008 nem na Copa 2006, e acabou despedido do Chelsea. Alguém sabe dizer onde está, sem olhar no Google? anote aí: no Bunyodkor, do Uzbequistão. OK, é campeão nacional e dizem que ganha um dinheirão por lá. Mas o Felipão bem que merece coisa melhor.
10. Robinho: Outro em franca decadência. Comprado pelo Manchester City ao Real Madrid por quase R$ 100 milhões, Robinho agora é reserva num time que só não é medíocre porque tem o argentino Carlos Tévez. O atacante brasileiro tem tido atuações ridículas.
11. Proselitismo na seleção brasileira: Vários jogadores evangélicos aproveitaram os holofotes da conquista da Copa das Confederações para divulgar sua fé e devoção, substituindo a gloriosa camisa canarinho por camisetas com inscrições em inglês que louvavam Jesus. A Fifa foi rápida e proibiu novas manifestações e pregações do tipo.
12. Ronaldo: O Gordo fenomenal se revelou um excelente vendedor de camisas. Numa jogada de mestre dos negócios abandonou o time de coração, que tem outro patrocinador, e firnou com o Corinthians o que chamou de "parceria comercial" bem sucedida. Mas, como não conseguiu entrar em forma; como o futebol ficou a desejar e como a lista não é comercial, Ronaldo tem lugar garantido.