Os piores do ano
Como prometido, aqui vai a lista dos piores de 2009 no mundo do esporte.
Estão na lista os esportistas que tiveram um desempenho bem abaixo do esperado e também aqueles que decepcionaram os fãs, passando de heróis a vilões durante o ano que termina.
Como sempre, sinta-se à vontade para discordar, mandando a sua opinião aqui para o Â鶹Éç Esportes.
1. Flavio Briatore e Nelsinho Piquet: Disparados os vilões do ano. Um pediu e o outro concordou em bater o carro no GP de Cingapura de 2008 para beneficiar Fernando Alonso, o piloto nº1 da equipe. Que feio!!! E demonstraram incompetência até no erro. Conseguiram sair por baixo num esporte que tem sido marcado por trapalhadas grossas.
2. Maradona: Não entrou na lista pelos xingamentos aos jornalistas na coletiva depois do jogo com o Uruguai, nem pela suspensão imposta pela Fifa. Entra pela campanha fraquÃssima da Argentina nas eliminatórias, mesmo com um plantel de fazer inveja a qualquer técnico. Confira: Messi, Tévez, Aguero, Di Maria, Zanetti, Mascherano, Maxi Rodriguez, Verón.....
3. Tiger Woods: Contrariando a imagem de bom moço, Tiger meteu o pé pelas mãos e deu no que deu. A mulher saiu de casa levando os dois filhos e ameaça pedir o divórcio: Os patrocinadores se afastaram e Mr. Woods teve que pedir desculpas publicamente. O golfe ficou sem sua estrela maior, não se sabe até quando.
4. Rubens Barrichello: Mais uma vez tinha o melhor carro do grid, mas novamente não soube tirar proveito e acabou se contentando com o terceiro lugar. Em 2010 vai para a Williams, equipe de pretensões modestas, talvez mais compatÃveis com as de Rubinho.
5. Thierry Henry: Coroando a má fase, termina o ano no banco de reservas do Barcelona e ainda teve que se desculpar pelo "jogo sujo" contra a Irlanda na partida que deu à França a vaga para a Copa. Henry controlou a bola com a mão antes de passar para o zagueiro Gallas fazer o gol da classificação. Assim até eu!
6. Serena Williams: A tenista ex-número 1 do mundo perdeu a semi-final do Aberto dos Estados Unidos para a belga Kim Clijsters e perdeu também a compostura ao ser flagrada por uma juÃza pisando na linha ao sacar. De serena só sobrou o nome. Rodou a baiana feio!
7. Maus perdedores: Entram na lista os torcedores do Coritiba que não souberam manter a dignidade no rebaixamento, quebraram o Couto Pereira e provocaram um tumulto que deixou muita gente ferida. O clube acabou punido e em 2010 disputa a segundona sem mando de campo.
8. Obina e MaurÃcio: Os dois jogadores do Palmeiras trocaram socos no campo do estádio OlÃmpico, na saÃda para o intervalo do jogo em que o time perdeu de 2 x 0 para o Grêmio. Muito feio!! Mais feio do que a campanha do próprio Palmeiras na reta final do Brasileiro.
9. Luiz Felipe Scolari: De campeão em 2002 foi ladeira abaixo. Com Portugal perdeu a Eurocopa 2004 em casa e não arrumou muita coisa em 2008 nem na Copa 2006, e acabou despedido do Chelsea. Alguém sabe dizer onde está, sem olhar no Google? anote aÃ: no Bunyodkor, do Uzbequistão. OK, é campeão nacional e dizem que ganha um dinheirão por lá. Mas o Felipão bem que merece coisa melhor.
10. Robinho: Outro em franca decadência. Comprado pelo Manchester City ao Real Madrid por quase R$ 100 milhões, Robinho agora é reserva num time que só não é medÃocre porque tem o argentino Carlos Tévez. O atacante brasileiro tem tido atuações ridÃculas.
11. Proselitismo na seleção brasileira: Vários jogadores evangélicos aproveitaram os holofotes da conquista da Copa das Confederações para divulgar sua fé e devoção, substituindo a gloriosa camisa canarinho por camisetas com inscrições em inglês que louvavam Jesus. A Fifa foi rápida e proibiu novas manifestações e pregações do tipo.
12. Ronaldo: O Gordo fenomenal se revelou um excelente vendedor de camisas. Numa jogada de mestre dos negócios abandonou o time de coração, que tem outro patrocinador, e firnou com o Corinthians o que chamou de "parceria comercial" bem sucedida. Mas, como não conseguiu entrar em forma; como o futebol ficou a desejar e como a lista não é comercial, Ronaldo tem lugar garantido.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
É impossivel concordar com a presença do Rubinho e Ronaldo na lista. Impossivel
Discordo que o Scolari tenha feito uma campanha ruim com Portugal na Copa de 2006. A equipe ficou em quarto lugar na competição. Melhor que o Brasil. Ruim foi a Eurocopa 2008.
Uhm, Andre Agassi (drogas/mentira): Considerado um dos principais tenistas da história, o americano Andre Agassi admitiu em sua autobiografia o uso de drogas e revelou ter mentido para a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) para se livrar de uma possÃvel punição.
Sou convicto que deveria fazer parte da lista... no mais, ela está muito bem pontuada!
Boa colocação a Proselitismo na seleção brasileira,pois o futebol um esporte tão democratico.
Proselitismo na seleção brasileira? Acho válido, pois devemos respeitar a liberdade de expressão. Não tenho religião, mas a crÃtica parece ser por serem evangélicos. No passado assistimos jogadores, falando sobre guerra e outros temas. Não concordo.
Concordo na maioria, faltando tão somente ANDRÉ AGASSI, antigo ICONE.
ROBINHO e RONALDO, parabéns, pela inclusão, são tipicos jogadores formados pela MIDIA, impressa, televisa, etc.
Somente discordo do FELIPE SCOLARI, apesar de não morrer de amores pela
sua forma de dirigir, fez mais por PORTUGAL, dono de um futebol bem primário, do que a SELEÇÃO BRASILEIRA, desde 2.002.
eu acho um exagero colocar o Ronaldo na lista dos piores se nao
fosse por ele o corinthians nunca tinha conseguido ganhar cpa do brasil
e o paultistao !!!!
Sou simpatizante do Flamengo mas dizer que ele é hexa brasileiro é uma inverdade, ele está contando com um tÃtulo de 1987 que pertence a outro clube, segundo registros da CBF, da FIFA, do troféu que o outro clube foi quem recebeu e pelo fato que o Flamengo não teve o direito de jogar a Copa Libertadores das Américas. Não será com mentiras que consertaremos o Brasil.
Lista medonha...
Não concordo com muitas das ponderações...
Chamar um time que está entre os cinco melhores de um campeonato forte como o inglês de medÃocre...
Mesmo acima do peso Ronaldo ainda é um dos principais jogadores do Brasil, a não ser que considerem o campeonato brasileiro medÃocre também...
Melhor rever quem escreve sobre esportes para vocês, hein?!?
É impossÃvel discordar da presença de Ronaldo e Rubinho nessa lista. Na verdade, é impossÃvel concordar com a maioria das criticas aà debaixo. A lista está realmente melhor do que esperava, admito, e a observação sobre o patrocinio do Ronaldo e do proselitismo na seleção foram louváveis.
Não se deve misturar um entretenimento popular como o futebol com religião, nem polÃtica (como o deplorável governo de Angola anda fazendo nesse desastre que está sendo a CAN de 2010). Futebol não é fonte formadora de opÃnião nem área de "liberdade de expressão", pois tais preceitos contrariam a proposta esportiva do evento.
Mas é um grande negócio... e abrir os olhos para a atitude empresarial de Ronaldo ao "trair" seu "time de coração" ao invés de apenas seguir o oba-oba que a midia em geral realiza em torno de "Ãdolos" enquanto foca no irrelevante "contexto melodramático" do incidente é sintoma de capacidade analÃtica racional que este paÃs ainda não está preparado para entender. Minhas condolencias por isso.