O annus horribilis do Liverpool
Lamentável o estado em que se encontra o Liverpool, um dos maiores clubes do futebol europeu.
O time comandado pelo espanhol Rafael Benitez não acerta e tem acumulado maus resultados. Em consequência, foi eliminado na fase de grupos da Champions League e desce cada vez mais na tabela da Premier League inglesa.
A derrota em casa no último domingo por 2 a 1, para o Arsenal de Londres, deixou o time em sétimo lugar no campeonato, longe do cobiçado G4 que garante entrada na lucrativa Champions League da próxima temporada.
Para complicar ainda mais, o clube está afundado em dÃvidas, o que cria o efeito bola de neve. Cada resultado ruim em campo aumenta o tom vermelho nas contas do clube, uma referência irônica à cor do clube, grande paixão dos torcedores.
Um dos clubes mais populares da Inglaterra - a média de público do Liverpool na temporada passada foi de 44 mil torcedores por jogo, maior do que a do Flamengo no Campeonato Brasileiro desse ano que foi de pouco mais de 40 mil - o LIverpool foi comprado em fevereiro de 2007 por dois investidores americanos, George Gillett e Tom Hicks.
Para fechar a compra os investidores pediram o dinheiro emprestado a bancos e repassaram a dÃvida para a contabilidade do clube que agora deve quase £300 milhões (cerca de R$ 900 milhões) o que gera uma conta de juros de £1 milhão a cada 9 dias.
A saÃda para o clube tem sido se manter no topo de todas as competições de que participa, principalmente da Champions League. Há sete anos o Liverpool tem chegado à fase final, tendo sido campeão em 2005 e vice em 2007, o que tem garantido acesso à s generosas quotas de participação na mais rentável competição interclubes do planeta.
Esse ano, a fonte secou. Sem dinheiro para investir no milionário mercado internacional de super craques, o Liverpool perdeu Xabi Alonso e Arbeloa para o Real Madrid.
Com apenas 7 vitórias em 16 jogos do campeonato inglês a torcida começa a perder a paciência e a posição de Benitez já não é mais tão confortável. Os torcedores querem também a saÃda dos dois americanos.
Muita gente acredita que se os resultados negativos continuarem e o prejuÃzo aumentar, Hicks e Gillett não aguentarão e acabarão tendo que vender o Liverpool Football Club.
E tem muito torcedor que acha que isso é o melhor que pode acontecer nessa temporada, desde que os novos donos entrem com capital próprio para sanear para valer as finanças do clube.
Na verdade, evitaria a decretação da falência financeira do mais laureado clube do futebol inglês.