A vez do Manchester City de Robinho e Tevez
Há um cheiro de novidade no ar no Campeonato Inglês. Desde 2006, as quatro vagas inglesas para a Copa dos Campeões sempre foram preenchidas pelos quatro grandes: Arsenal, Chelsea, Liverpool e Manchester United.
A novidade da temporada, por enquanto, é o Liverpool, que ocupa o sétimo lugar na tabela. O time de Rafa Benitéz está em uma temporada para ser esquecida. Na Copa dos Campeões, a equipe foi eliminada antes mesmo do fim da primeira fase, dando lugar à Fiorentina e ao Lyon.
No Inglês, o quarto lugar, que dá vaga à Copa dos Campeões, é ocupado atualmente pelo londrino Tottenham Hostpur graças em parte ao ótimo desempenho da equipe em casa. Recentemente o Tottenham aplicou uma goleada de 9 a 1 no Wigan. A humilhação foi tanta que os jogadores do Wigan fizeram uma "vaquinha" para pagar os custos dos seus torcedores que se deram ao trabalho de ir ao estádio em Londres.
O quinto lugar é no momento do Aston Villa, que tem no seu currÃculo vitórias recentes sobre o Liverpool e o lÃder Chelsea.
Mas se tem um time que, na minha opinião, pode finalmente conseguir uma vaga na Champions League é o atual sexto colocado, Manchester City.
Até recentemente o Manchester City vinha repetindo a fórmula dos anos anteriores: grandes contratações e resultados medÃocres. O time chegou a empatar sete partidas consecutivas.
A série foi interrompida nesta última semana com grande estilo. Na quarta-feira passada, o Manchester City eliminou o Arsenal da Carling Cup com uma goleada de 3 a 0. de profissão, Mark Hughes.
No fim de semana, o Manchester City derrotou de virada o Chelsea, o time com a melhor campanha no futebol inglês nesta temporada.
Robinho, que voltou de lesão, foi aplaudido pelos torcedores. Mas a verdadeira estrela do time foi Carlos Tevez, que aos poucos volta a mostrar o futebol de temporadas passadas.
Robinho e Tevez são para mim a principal diferença do Manchester City em relação aos seus rivais pela vaga na Copa dos Campeões. Experientes e campeões, os dois jogadores têm motivações semelhantes.
Ambos jogam nas suas seleções na sombra de astros maiores - Kaká, no Brasil, e Messi, na Argentina. Como o Manchester City, que há anos tenta se equiparar aos quatro grandes da Inglaterra, Tevez e Robinho também tem muito a provar, especialmente em uma temporada que termina com a Copa do Mundo.
O Tottenham e o Aston Villa não possuem jogadores com esse perfil. O rival mais forte para a vaga ainda é o Liverpool, uma equipe bem organizada, mas cuja produção vem caindo muito nas últimas semanas. Se o Manchester City continuar mostrando o futebol da última semana, pode estar chegando a sua vez de finalmente ir à Copa dos Campeões.