Arrancada de Button em 2010 impressiona mais do que em 2009
O atual campeão mundial de Fórmula-1, o britânico Jenson Button, está conseguindo repetir neste começo de temporada em parte o sucesso das primeiras corridas de 2009.
Apesar de os números do ano passado serem mais fortes - três vitórias e quatro pódios nas primeiras quatro corridas, contra duas vitórias até agora em 2010 - talvez o desempenho do piloto nesta temporada seja mais impressionante do que em 2009.
No ano passado, a Brawn, antiga equipe de Button, conseguiu uma vantagem enorme em relação aos demais competidores, graças a inovações tecnológicas de aerodinâmica. Era natural que um dos seus pilotos - Button ou Rubens Barrichello - se destacasse entre os demais competidores.
Neste ano, a McLaren até inovou na aerodinâmica - com uma "janela de vento" operada pelo joelho esquerdo dos pilotos - mas a novidade não tem dado tanta vantagem à equipe em relação aos rivais quanto os difusores da Brawn em 2009.
O que está fazendo a diferença para os resultados da McLaren neste ano é a estratégia. Não a estratégia da equipe, mas a de Jenson Button. Na China, neste domingo, Button decidiu cedo que não entraria nos boxes para trocar de pneus. Quase todos os outros pilotos - inclusive seu companheiro de equipe Lewis Hamilton - assustados pela chuva, foram aos boxes para colocar pneus mais adequados à pista molhada, mas a decisão provou-se precoce demais poucas voltas depois. A chuva forte não veio e vários carros tiveram de voltar ao boxes em uma segunda parada. Button pulou do quinto lugar na largada para o segundo.
Há três semanas, na Austrália, Button já havia desafiado a estratégia da equipe, optando por trocar seus pneus antes de todos os demais pilotos. Naquela ocasião, sua estratégia, e não a da McLaren, lhe rendeu sua primeira vitória na temporada.
Com a decisão correta tomada neste domingo, Button ultrapassou Nico Rosberg - outro piloto que optou por não ir aos boxes - e conseguiu se manter na frente de todos, mesmo quando a entrada do Safety Car eliminou sua grande vantagem em relação aos demais carros.
Button não estava entre os favoritos quando a temporada começou. Ele não era favorito nem mesmo na briga direta com seu companheiro de equipe, que já trabalha na McLaren há quatro anos. Com a vitória do domingo, Button agora lidera o mundial de pilotos, enquanto Hamilton está apenas em quarto lugar. Ao contrário do ano passado, Button provavelmente não tem o melhor carro do grid, mas tem provado ser um dos pilotos mais inteligentes.