Â鶹Éç

« Anterior | Principal | Próximo »

O futebol inglês não acabou

Categorias dos posts:

Daniel Gallas | 2010-04-08, 10:35

manu_pa_260.jpg

Nenhum time inglês passou para as semifinais da Liga dos Campeões da UEFA. O contraste é enorme com o ano passado, quando três dos quatro times na fase final eram ingleses.

As comparações e prognósticos de declínio já começam a aparecer por aí. "O reinado da Inglaterra chegou ao fim na Europa?", pergunta desta quinta-feira. Os jornais destacam que pela primeira vez desde 2003 não há times da Premier League entre os quatro finalistas europeus.

Assim como havia exageros sobre a "supremacia inglesa", pode haver agora também um pessimismo exacerbado. Dizer que o futebol inglês entrou em uma "era de declínio" após as eliminações é prematuro, assim como era prematuro se falar no ano passado em "domínio inglês".

Afinal que "reinado" era esse, que viu apenas dois títulos da Inglaterra em dez anos? A marca é igual a dos italianos e inferior a dos espanhóis, que venceram por três vezes a Liga dos Campeões na década.

Arsenal e Chelsea, dois dos grandes clubes ingleses dos últimos anos, nunca sequer venceram o torneio. Nos últimos quatro anos, os ingleses estiveram na final, mas venceram apenas uma vez, em 2008, quando o Manchester United bateu o Chelsea.

Não houve "reinado inglês" na Liga dos Campeões. Nos últimos anos, os clubes ingleses tornaram-se mais competitivos e atingiram o mesmo nível de alguns clubes de ponta da Itália e da Espanha.

E após as eliminações esta semana, acredito que os ingleses ainda estão entre os melhores do mundo, com capacidade de chegar ao cobiçado título europeu na próxima temporada.

Dos quatro grandes times ingleses, o único que está realmente em declínio é o Liverpool, que foi eliminado na primeira fase da Liga dos Campeões e corre o risco de sequer se classificar para o torneio europeu da próxima temporada. Especula-se que o astro Fernando Torres pode deixar o Liverpool, em busca de um clube mais ambicioso.

Já Chelsea, Arsenal e Manchester United estão jogando quase no mesmo nível do ano passado e, como naquela temporada, foram eliminados na Liga dos Campeões por adversários de alto nível.

O Chelsea deu azar de pegar a Inter de Milão logo nas oitavas-de-final, que possui a defesa mais bem organizada do torneio. O Arsenal foi goleado por um Barcelona que não parece tomar conhecimento dos rivais. A equipe catalã e seu astro, Messi, parecem ter conseguido o impossível: jogar melhor ainda do que na impecável temporada passada.

Por fim, o Manchester United deixou o torneio mesmo tendo vencido o Bayern de Munique. Os alemães não são brilhantes e talvez sejam até inferiores aos ingleses. No entanto, o Bayern está em ascensão, com seus melhores jogadores rendendo mais neste final de temporada. Nas últimas vezes que entrou em campo, o Manchester United revelou-se um time exausto fisicamente.

°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário

  • 1. à²õ 11:18 AM em 08 abr 2010, Ana Telles escreveu:

    Particularmente, Champions League sem time ingles na final ñ tem graça, nessa de 2010 começou saindo o Real Madrid e agora o Manchester United infelizmente. Com os meus favoritos eliminados, me resta torcer pelo Inter de Milao, ñ apenas por ter jogadores brasileiros, mas por gostar do estilo de jogo e personalidade do técnico Mourinho.

  • 2. à²õ 12:01 PM em 08 abr 2010, Davidikus escreveu:

    Dominação deve ser analisada com o passar do tempo em lugar de em só uma competição. Este é o ponto do coeficiente de UEFA que roda quatro anos por cima. Inglaterra ainda dianteiras que mesa e é provável fazer assim durante alguns anos!

  • 3. à²õ 01:23 PM em 08 abr 2010, Marcia escreveu:

    Não tem graça porque Ana?! Você é inglesa ou brasileira radicada na Inglaterra? Bom futebol é bom futebol além do mais qual é a graça de ver dois times ingleses no final da UEFA? Pra ver dois times jogando na retranca basta ver o campeonato Inglês. Além do mais o Real Madrid é espanhol, tá.

  • 4. à²õ 09:38 PM em 08 abr 2010, Jorge escreveu:

    Concordo com Ana,meus times preferidos UEFA sairam todos Real Madri Chelsea Milan perdendo a graca.

  • 5. à²õ 12:35 PM em 09 abr 2010, Felipe escreveu:

    Nem supremacia inglesa e nem era de declínio do futebol inglês, eu também acredito que os ingleses ainda estão entre os melhores do mundo. Sem o futebol bonito de algum time inglês na final da Liga dos Campeões é como Argentina fora da Copa hehehe mas a Liga segue com o futebol do Barcelona e do Inter de Milão

  • 6. à²õ 06:03 PM em 09 abr 2010, mmf133 escreveu:

    O Barcelona é o melhor time no torneio, sem duvida, não é so Messi que brilha, mas tambem o resto do time como Xavi, Iniesta e companhia... O Barcelona vai ganhar esse campeonato! Não é so time Ingles que não vai ter chance, a Inter tambem vai esbarrar no Barcelona, e quem é que for que saia da outra chave tambem vai, Mas a ideia é a siguinte, quem gosta do bom futebol não pode reclamar, entre a Inter e o Barcelona sobra bom futebol. Sem duvida os times Ingleses estaråo de volta nos proximos anos...

  • 7. à²õ 01:31 AM em 11 abr 2010, Guilherme escreveu:

    A graça dos torneios justamente é ter "azarões". No futebol nem sempre o melhor vence, isso é o melhor do jogo, ser surpreendido, ver o "imbatível" ser vencido. É o caso do Barcelona esse ano, parece insuperável, joga muito bonito, pra frente, domina a partida. Mas ainda há a defesa da Inter de Milão, com Lúcio, e depois a grande final, provavelmente (e digo provavelmente porque "o futebol é uma caixinha de surpresas") contra o Bayern, que, a meu ver, não está em ascensão, muito menos apresentando um jogo bonito. Os alemães dependem muito de Robben, que está em ótima fase, mas não contam com o melhor futebol de Ribéry nem o de Schweinsteiger; porém, é um time enjoado, difícil de ser batido.

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

Últimos colaboradores

Â鶹Éç iD

Â鶹Éç navigation

Â鶹Éç © 2014 A Â鶹Éç não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.