Â鶹Éç

« Anterior | Principal | Próximo »

Brasileiros e franceses dominam a Liga dos Campeões

Categorias dos posts:

Victor De Martino | 2010-03-19, 15:38

Uma verificação feita pela Â鶹Éç Brasil dos atletas que defendem as oito equipes classificadas para as quartas-de-final da Liga dos Campeões revelou que franceses e brasileiros dominam o torneio europeu.

Considerando-se apenas os onze titulares e os sete reservas da partida de volta das oitavas-de-final, observa-se que 32 (22,2%) dos jogadores nasceram na França, que mantém dois times na competição (Lyon e Bordeaux).

lyon_226.jpg

No quesito treinadores, a França também leva vantagem com três técnicos - Arsène Wenger, do Arsenal, Laurent Blanc, do Bordeaux, e Claude Puel, do Lyon.

O Brasil vem na sequência no ranking de jogadores, com 15 atletas, ou 10,4% do total. Além disso, há uma grande probabilidade de algum brasileiro sagrar-se campeão da Liga neste ano, já que há atletas canarinhos defendendo sete das oito equipes que seguem na disputa. Só o Bayern fica de fora.

Na terceira posição da lista estão empatados os espanhóis e os russos com dez jogadores cada. Se for incluído no time do Arsenal o meia Fàbregas, titular absoluto mas que estava contundido na partida de volta contra o Porto, os espanhóis se isolariam no terceiro lugar do pódio.

Na sequência aparecem os argentinos e os alemães, com nove atletas para cada nacionalidade.

Os ingleses, que contam com duas equipes nas quartas-de-final (Arsenal e Manchester United), estão representados por apenas seis jogadores. A Holanda, considerada uma das melhores escolas de futebol na Europa, conta só com quatro atletas nessa fase do torneio europeu.

lucio_juliocesar_226.jpg

Os dois clubes mais "patriotas" nesse estágio do torneio, ou seja, que contam com mais jogadores de seu próprio país, são os dois franceses, que têm onze jogadores de seu país dentre os 18 relacionados para o segundo jogo das oitavas-de-final. O Bayern com nove alemães, o Barcelona com nove espanhóis e o CSKA com nove russos vêm em seguida.

Os times menos "patriotas" são o Arsenal, que inclui apenas dois ingleses, e a Inter de Milão, que só levou três italianos para o jogo. A Inter, por sinal, é a menos europeia da competição, pois nove de seus atletas são sul-americanos (quatro brasileiros, quatro argentinos e um colombiano) e dois africanos (um camaronês e um queniano).

O fato de brasileiros e argentinos estarem bem representados nessa comparação não é surpresa alguma, pois há muito tempo se sabe que o futebol sul-americano faz sucesso nos gramados europeus.

O que pode ser surpresa para alguns é o fato de os franceses liderarem o ranking com tamanha vantagem. O fato de haver dois clubes franceses na disputa ajuda a explicar isso, mas não é tudo. Se essa fosse a única explicação, a Inglaterra deveria estar na frente também.

O que pode justificar esse quadro é que o futebol francês continua sendo um poderoso celeiro de bons jogadores. Outros podem discordar, dizendo que é a falta de dinheiro dos clubes do país, em comparação com ingleses e italianos, que os força a recorrer a atletas de seus próprios territórios.

Para infelicidade dos franceses, um de seus times vai fatalmente parar nas quartas-de-final, pois, segundo o sorteio desta sexta-feira, Lyon e Bordeaux se enfrentarão nesta fase. O lado bom dessa notícia para eles é que o país tem ao menos onze atletas garantidos nas semi-finais do torneio europeu.

Os demais confrontos, cujas partidas de ida ocorrerão nos dias 30 e 31 de março, enquanto que as de volta serão nos dias 6 e 7 de abril, serão:
- Bayern de Munique x Manchester United
- Arsenal x Barcelona
- Inter de Milão x CSKA de Moscou

Nas semi-finais jogam: vencedor de Lyon x Bordeaux contra vencedor de Bayern x Manchester; e vencedor de Arsenal x Barcelona contra vencedor de Inter x CSKA.

°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário

  • 1. à²õ 10:40 AM em 22 mar 2010, Victor De Martino escreveu:

    No texto original que publiquei, havia escrito erroneamente que o atacante Mario Gómez seria um brasileiro naturalizado alemão. Graças a alguns atentos leitores, que nos avisaram do erro, a informação foi retirada do texto. Gomez não só nasceu na Alemanha, como é filho de uma alemã também.
    Peço desculpas pelo equívoco e agradeço aos leitores que me corrigiram.

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

Últimos colaboradores

Â鶹Éç iD

Â鶹Éç navigation

Â鶹Éç © 2014 A Â鶹Éç não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.