« Anterior | Principal | Próximo »

Messi é tão bom quanto Maradona ou Pelé?

Categorias dos posts:

Victor De Martino | 2010-03-23, 14:13

Ao que parece, a fase do atacante argentino Lionel Messi no Barcelona é tão "estratosférica, mágica, divina, generosa, extraordinária", para usar os adjetivos escolhidos pelo diário espanhol Sport, que os espanhóis já consideram completamente lícito compará-lo a craques como Pelé, Maradona e Ronaldo.

Muita calma nessa hora, é o que tenho a dizer.

Messi.jpg

Não há dúvida de que Messi é o melhor jogador em atividade no mundo hoje. Se considerarmos apenas as últimas semanas, o atleta estufou as redes onze vezes em cinco jogos. Na temporada, já são 34 tentos.

Sua capacidade de decidir as partidas realmente parece sem igual, hoje em dia. Tanto é que os jornais parecem ter esgotado seu estoque de elogios ao craque.

Se o Sport o chama de "Deus do futebol", o El País lançou a seguinte equação: "Maradona + Ronaldo = Messi". Outro jornal espanhol, o As, escreveu que "Messi é de outro mundo".

Suas recentes atuações diante do Stuttgart, pela Liga dos Campeões da Europa, e frente ao Zaragoza, pelo espanhol, acabaram estendendo a idolatria ao craque para outros países também, como a Grã-Bretanha.

"Ele fica melhor e melhor e melhor e quando você pensa que ele não pode ficar melhor, ele fica melhor de novo. É futebol de um jeito que ninguém nunca jogou", disse o jornal britânico The Guardian.

Como dito, Messi está numa fase incrível, incomparável, insuperável, blábláblá. No entanto, colocá-lo no mesmo patamar de Maradona e Pelé, ou até mesmo de Ronaldo, me parece completamente absurdo.

Para não me alongar nos detalhes que tornam essa comparação descabida, vou me ater apenas a um critério: Copa do Mundo.

Pelé foi fundamental para a conquista das Copas de 1958 e 1970. Maradona praticamente ganhou sozinho a de 1986. Mesmo Ronaldo, que não está no mesmo nível desses dois, foi artilheiro e peça chave na conquista do pentacampeonato em 2002.

ronaldinho.jpg

A situação de Messi hoje lembra muito a de Ronaldinho Gaúcho em 2006. Craque inconteste antes da Copa, duas vezes eleito melhor do mundo pela Fifa, o atleta entrou em profundo declínio depois de sua atuação irrisória no mundial.

Por isso, o jogador argentino pode estar num momento de divisão de águas em sua carreira. Ele pode provar na Copa que é mesmo um gênio, para dali para a frente continuar evoluindo (ele tem apenas 22 anos) e aí sim ser comparado com justiça a esses craques do passado. Se ganhar a Copa, então, estará consagrado.

Mas caso seu encanto se apague durante a Copa, como aconteceu como nosso craque em 2006, ele pode ver sua carreira seguir trilha similar a de Ronaldinho. Seria uma desgraça não só para ele, mas também para todos que amam futebol.

Cabe lembrar que ele nunca jogou pela seleção argentina um futebol tão brilhante quanto o demonstrado pelo time catalão. Agora é esperar para ver o que vai acontecer na África do Sul.

Na sua opinião, já é justo comparar Messi a Maradona ou Pelé, ou ele realmente ainda tem muito o que provar? Comente.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 08:47 PM em 23 mar 2010, Walter escreveu:

    Realmente o Messi joga muita bola, mais bola que o Cristiano Ronaldo que era considerado "o cara" há algum tempo! Mas é muito cedo pra compará-lo aos gênios como Pelé, Maradona, Garrincha, Ronaldo, Ronaldinho e por aí vai.. Como também é muito cedo pra comparar o Neymar, como foi cedo quando compararam o Robinho ao Pelé. Este último que prometia muita bola mas não conseguiu mostrar muita coisa lá fora - vai saber o motivo (rsrsrs). Não acho que o R. Gaúcho não "correspondeu" as espectativas, embora na seleção não tenha feito metade do que fez nos clubes por onde passou, mas isso já leva a outros assuntos. Sou fã do R. Gáucho acho um dos maiores gênios da bola, o Messi está no caminho de se consagrar totalmente, bola pra isso não falta. Basta saber se vamos analisar o Messi da seleção ou o Messi do Barcelona. Por enquanto o da S. Argentina não fez muita diferença, mas o do Clube Catalão já está consagrado a um bom tempo!

  • 2. à 11:29 PM em 23 mar 2010, josé renault escreveu:

    Acho realmente muito precoce compara-lo a jogadores como Ronaldo,Gaucho,Romário ou qualquer outro estrangeiro como Cruyff ou Del Piero.Em relaçao a Maradona acho leviana a comparação, com Pele entaum beira o ridiculo !! Mas devo acrescentar que com 22 anos La Pulga pode sim conquistar 3 Copas ... Acho dificil mas quem sabe

  • 3. à 01:00 AM em 24 mar 2010, John Sik escreveu:

    É de se esperar que os jornais esportivos esbanjem elogios a Messi, afinal é louvável a fase que ele passa no futebol, contudo sempre que algum futebolista se destaca alguns meses em campo e a imprensa relacionada se exalta com comentários exagerados e feitos acima da medida e como não pode faltar a inevitável comparação com os deuses da bola, Pelé e Maradona. Coisa boba essas comparações. Vale sempre lembrar Messi se destaca há alguns meses, Pelé e Maradona se destacaram uma vida inteira. Muito boa a matéria, um abraço.

  • 4. à 02:50 PM em 24 mar 2010, Mauricio escreveu:

    Pode ser comparado com maradona ja que pelé era de outro mundo...

  • 5. à 06:01 PM em 24 mar 2010, Felipe Prevente / SP escreveu:

    Os elogios ao argentino realmente são merecidos, no momento ninguem apresenta um futebol sequer parecido com o de Messi, um jogador que alia velocidade com muita tecnica e habilidade e sempre em direção ao gol. Esses atributos o classificam como craque, titulo esse que na minha opinião só ele, Ronaldinho, Kaká e C.Ronaldo ostentam, outros como Rooney, Drogba, Xavi são excelentes jogadores mas ainda falta algo para chama-los de craque. Acho que a comparação de Messi com Pelé, Maradona e Ronaldo é um pouco exagerada já que esses jogadores alcançaram um status de vencedores (além de suas qualidades tecnicas)podemos incluir aí tambem Romário, Rivaldo, Zidane... Como o próprio Messi disse falta um titulo de copa para colocá-lo nesse hall dos maiores...

  • 6. à 07:56 PM em 24 mar 2010, Danilo Venturotti escreveu:

    Com certeza, ele ainda tem só 22 anos e muita bola prá jogar, o que ele tem feito é coisa de outro mundo, hoje no futebol mundial não há jogador do nível dele. Nem Ronaldinho Gaúcho no seu auge fez o que o Messi está fazendo. O cara é realmente sinistro, e Cristiano Ronaldo, quem é ele mesmo????

  • 7. à 08:47 PM em 25 mar 2010, Luiz Paulo escreveu:

    Tudo bem, Maradona e Pelé, ainda não. Embora eu ache que mesmo se ele vencer campeonatos mil, comer a bola até o final da carreira (só tem 22 anos), os brasileiros JAMAIS irão admitir que alguém possa ter jogado mais bola que Pelé. Comparação é bom para vender jornal, mas tem pouquíssimo efeito prático. Prefiro ficar assistindo a um jogador impressionante como o Messi do que a blablabla de Dunga, ou não? Agora, já que está falando de comparação, colocar o Ronaldo nesse meio aí é forçação de barra pachequenta da pior qualidade... comparar Messi com Ronaldo é covardia. Ronaldo fez em toda sua carreira, cerca de 5 boas temporadas, basta analisar com isenção, faça-me o favor, não estamos aqui falando de patriotismo, se não teria que incluir na sua lista: Zidane, Puskas, Garrincha, Beckembauer, Di Stefano... mas é só uma opinião, e deixo claro que respeito a de todos, apenas quero que avaliem sem a amarelinha do Zagallo e do Galvão Bueno...

  • 8. à 03:29 AM em 28 mar 2010, rogerio escreveu:

    e com certeza o melhor de todos os tempos , messi neles coloca todos para tras , pele , maradona , e o resto .... o melhor de todos os tempos no futebol mundial!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 9. à 01:02 AM em 30 mar 2010, Carlos Eduardo Joseph escreveu:

    Messi vai decepcionar na copa do mundo. Ele não mostra personalidade de campeão. É preciso manter regularidade para ser sempre considerado craque no futebol. Na última semana pelo campeonato espanhol ele fez um jogo apático, mostrando que as grandes atuações não são constantes.

  • 10. à 12:45 AM em 03 abr 2010, cassius armsrong vieira da costa escreveu:

    Não se pode comparar,pois cada um jogou e joga em épocas diferentes.Isso é uma comparação sem sentido.

  • 11. à 12:26 PM em 10 abr 2010, Christian escreveu:

    Messi, Pele e Maradona jogaram em 3 epocas diferentes. O Pele foi rei em uma epoca em que ca entre nos so tinha zagueiros perna-de-pau, porem marcou epoca por ser diferente dos outros, estava anos luz a frente dos demais. Maradona tambem foi "o cara" em sua epoca, decidiu uma copa do mundo apesar da "mano de dios" e seu carater duvidoso. Agora temos o Messi, um brilhante jogador, jovem e com um futuro brilhante pela frente. O Messi assim como Pele esta muito a frente dos demais jogadores, hoje em dia nao tem para ninguem, ele desconhece os bom zagueiros de hoje em dia (vale lembrar que estes zagueiros tambem serao pernas de pau em uns 30 anos).
    Acredito sim que o Messi esta no nivel de Pele e Maradona e nao precisa de uma copa do mundo (Com o Demichelis entregando o jogo) para provar isso.
    PS: Zidane tambem esta nesta lista - brilhante!

  • 12. à 10:51 PM em 12 abr 2010, NILSON ALVES escreveu:

    Comparar alguem muito bom com alguem do passado espetacular só rende uma coisa: Manchetes. Dificilmente se concretiza. O alguem nunca ouviu falar por aí de um novo Gardel, um novo Elvis ou mesmo recentemente os elogios de Maradona para Ronaldinho gaucho.
    Algumas pessoas dizem que não existe ninguem insubstituível. Pelo pouco que sei, tanto isto não é verdade que o SCHUMACHER teve que voltar a formula um para que mesmo?
    Deve ser para fazer o que o seu substituto não consegue fazer...
    Por fim cabe aqui uma previsão: O próximo gênio da copa será um americano! E a Argentina não passará das quartas de final.

  • 13. à 05:03 PM em 01 mai 2010, peiia escreveu:

    gostei mas não foi o que eu estava procurando

  • 14. à 09:18 PM em 10 abr 2012, Tomaz escreveu:

    Eu discordo dos comentários que defendem uma possível precocidade de Messi para ser comparado a Pelé. Porque, na minha opinião, Messi já "mostrou muita bola" e humildade, acho que ninguém é eleito melhor jogador do mundo, sem uma boa razão. Se formos comparar o talento de Messi com o do Pelé, Messi é melhor. Visto que Pelé jogou numa época onde o futebol não era muito pegado e nem muito técnico, se comparado aos dias de hoje. É só observar os lances da época os zagueiros eram todos ingênuos, eles só iam "seco" na bola. Pelé foi, sem dúvidas, o melhor jogador de seu tempo, mas não é o melhor de todos os tempos.
    Numa comparação de importância para seu respectivo time (Péle para o Santos e Messi para o Barça), Pelé — com seus 1200 gols e 3 Copas do Mundo — foi mais importante para o Santos e para Seleção Brasileira do que Messi é para o Barça ou para Seleção Argentina.

Mais conteúdo deste blog...

鶹 iD

鶹 navigation

鶹 © 2014 A 鶹 não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.