A arquitetura por trás de Londres 2012
O centro das atenções neste momento são os atletas, mas as arenas olÃmpicas de Londres-2012 também têm histórias para contar.
A arquitetura por trás dos centros de competições criados para estes Jogos OlÃmpicos é o tema de uma exposição no Instituto Real de Arquitetura Britânica (Riba), até 25 de setembro, apresentando maquetes e detalhes de engenharia de nove arenas - temporárias ou permanentes - construÃdas em Londres.
A arena de basquete, por exemplo, com sua estrutura de aço e PVC, será totalmente desmontada após os Jogos. A de polo aquático será desmontada para possivelmente ser reconstruÃda em outros lugares da Grã-Bretanha.
Locais como o Velódromo e o centro de tiro têm painéis para ajudar na ventilação e na iluminação das arenas, dentro da bandeira ecológica que a OlimpÃada de Londres tenta levantar.
O mais imponente, óbvio, é o Estádio OlÃmpico, onde cabem 80 mil pessoas atualmente. Mas ele foi feito em camadas, para que seus anéis superiores possam ser desmontados e para que sua capacidade seja reduzida no futuro.
A maquete de um pedaço do estádio olÃmpico, que terá sua estrutura superior desmontada após os Jogos