Os paraolÃmpicos estão chegando
As mudanças no Parque foram poucas, mas devem dar mais acesso aos atletas e espectadores. (Foto: AFP)
Esta é a parte dos que ninguém mostra: a preparação das ParaolimpÃadas, que geralmente são relegadas a segundo (ou terceiro ou quarto) plano após os Jogos OlÃmpicos.
Durante os 16 dias entre a OlimpÃada e a ParaolimpÃada, poucas, mas importantes mudanças foram feitas no Parque OlÃmpico e em alguns dos locais de competições, que agora receberão esportes como basquete com cadeiras de rodas e vôlei sentado.
Além do óbvio - a mudança nos banners, sinalizações e ônibus em toda a cidade - novos voluntários estão sendo treinados. Os voluntários olÃmpicos foram o grande sucesso destes Jogos em Londres, mas só um terço deles trabalhará também na ParaolimpÃada.
Para efeitos de economia e rapidez, a maior parte dos espaços dedicados à s competições e cerimônias de Londres 2012 foi construÃda e adaptada pensando também nos atletas paraolÃmpicos.
Mas, segundo uma matéria da Â鶹Éç News, ainda foi necessário fazer algumas mudanças antes da chegada dos mais de 4 mil para-atletas. O estádio olÃmpico aumentou seu número de lugares para cadeiras de rodas de 394 para 568. Ônibus também foram convertidos para dar mais espaço a cadeirantes.
Alguns dos locais de competições também foram levemente alterados, já que agora receberão esportes diferentes. A Riverbank Arena, que foi palco das disputas do hóquei, receberá o futebol de sete e de cinco jogadores.
Dentro do parque olÃmpico, um local especial para o tênis paraolÃmpico também foi criado. A Copper Box, que recebeu provas de handebol e pentatlo moderno, receberá o golbol, um esporte criado especialmente para atletas cegos.
As equipes paraolÃmpicas podem acabar se apresentando para os estádios mais cheios que já viram. (Foto: PA)
Por outro lado, o Locog e a prefeitura estão suando a camisa para fazer com que cadeiras vazias nos estádios não sejam um problema desta vez.
Uma semana antes dos Jogos, 140 mil ingressos extra foram colocados à venda e, aparentemente, se esgotaram em cerca de 3 horas! A "pegadinha" é que pelo menos 100 mil deles eram ingressos que davam entrada somente para a visitação do Parque durante cinco horas, e não para as arenas de esportes.
Mesmo assim, estima-se que 2,2 milhões de ingressos dos 2,5 milhões totais dos Jogos tenham sido vendidos. Até agora, é o maior número de ingressos para uma ParaolimpÃada vendidos na história da competição.
Parece que a febre olÃmpica pegou mesmo. Será que pega no Rio?