Â鶹Éç

« Anterior | Principal | Próximo »

Figuraças de Londres: 'Prefiro a diversidade à segurança'

Paula Adamo Idoeta | 2012-06-27, 9:49

Matt se faz de estátua até que alguém passe distraído por ele

A figura ao lado é Matt Waters, 48 anos, de Brighton, que me conta que trabalha como artista performático há 28 anos.

Conheci Matt durante uma visita ao Spitalfields Market, um mercado bacana no leste de Londres, e pedi uma entrevista.

Observá-lo por apenas alguns minutos é algo bem divertido: pintado de negro dos pés à cabeça, ele se faz de estátua, à espera de suas "vítimas" - geralmente alguém distraído que, logo depois de passar por ele, recebe um tapinha na nuca. Os mais distraídos reagem com um grito de susto, seguido de algumas risadas. Quem lhe dá moedinhas recebe em troca uma reverência.

Sempre tive curiosidade de saber se dá pra sobreviver fazendo arte de rua, e Matt me diz que sim. Bem, mais ou menos.

"O mercado (de Spitalfields) é ótimo. Coberto no inverno e quente no verão. Mas está ficando cada vez mais vazio, antes era lotado de gente. As pessoas estão sem dinheiro para pequenos luxos."

Num dia muito bom, Matt diz que consegue receber cerca de 150 libras (quase R$ 500) de gorjeta, mas diz que essa quantia chegava a ser mais de o dobro disso há uns cinco anos, época de mais bonança econômica na Grã-Bretanha.

Além das performances de rua, ele é contratado para animar festas de aniversário, casamentos e eventos corporativos (nesta quinta, vai vestido de juiz para animar uma festa de advogados). Conta ter viajado a trabalho para países como Rússia, Itália, Grécia e Croácia (tem até um site: www.mechanicalfracture.com).

No dia em que o vi em ação, as reações - das "vítimas" dos tapinhas e dos espectadores - foram apenas de riso.

Tem gente que fica brava? "Muitas", ele responde. "Teve gente que chutou o meu pires (de moedas), disse que eu era um homem patético e um mendigo. Não estou mendigando, você me dá dinheiro se quiser. Mas ao trabalhar na rua você tem que se acostumar com essas coisas."

Mesmo com os contratempos, Matt afirma que "ama" sua rotina, ou a falta dela. "Quero fazer isso até meus 70 anos. Você nunca sabe como vai ser o seu dia, e isso faz de você um artista melhor - você tem que ser bom para ganhar dinheiro. Sou do tipo que prefere a diversidade à segurança de um trabalho fixo."

°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário

  • 1. à²õ 05:55 AM em 01 jul 2012, Âá´Çã´Ç escreveu:

    parabéns pelo blog! notícias interessantes, leves e bem escritas!
    I win!!! ;-)

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

Últimos colaboradores

Â鶹Éç iD

Â鶹Éç navigation

Â鶹Éç © 2014 A Â鶹Éç não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.