Os novos Galáticos de Florentino Pérez
Os campeonatos nacionais aqui na Europa ainda nem terminaram e já começaram as especulações sobre possÃveis contratações.
Nesta terça, jornais britânicos garantem que o Manchester United tem reservado £63 milhões, o equivalente a quase R$200 milhões, para comprar o atacante francês Franck Ribéry, atualmente o maior Ãdolo da torcida do Bayern Munich.
Como diria um banqueiro abalado pelo credit crunch, seria um ótimo negócio para o Bayern em termos financeiros. Há dois anos o clube alemão pagou pouco mais de R$72 milhões pelo craque.
Da Espanha, o jornal Marca anuncia que o ex-presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, vai apresentar a sua candidatura à sucessão de Ramón Calderón na elei;#ao de junho. O jornal diz que Perez vai rechear sua candidatura com a promessa de contratação de uma nova seleção de craques. Na lista de Florentino estariam segundo o Marca, o brasileiro Kaká, o português Cristiano Ronaldo e os espanhóis Cesc Fabregas e Xabi Alonso. Para técnico ele diz que tentaria levar para Madri o frances Arséne Wenger, desde 1996 no comando do Arsenal daqui de Londres.
Vale lembrar que foi Pérez quem saneou as finanças do Real durante seu mandato (2000 - 2006) numa jogada comercial que envolveu a venda do campo de treinamento do clube à prefeitura de Madri e a um grupo de empresas. Com o dinheiro arrecadado Florentino Pérez deu inÃcio a uma série de contratações milionárias que incluÃram o português Figo, o francês Zidane, o ingles David Beckham e o brasileiro Ronaldo, formando um super time que foi apelidado de Galáticos pela mÃdia.
Apesar do sucesso financeiro Pérez deixou o Real debaixo de muitas crÃticas. O empresário foi acusado de ter se concentrado por demais no desenvolvimento da marca Real Madrid e de ter relegado o futebol a segundo plano.
Mas será que depois da goleada vexaminosa aplicada no Real Madrid sábado pelo Barcelona em pleno Santiago Bernabéu, os sócios do clube vão voltar a votar em Florentino Pérez?