O último sorvete do verão
Um par de vacas multicoloridas anunciava, no último domingo, um festival de sorvete próximo à estação de Kings's Cross. Ora, vejam. Desde o inÃcio desta semana o sol voltou a brilhar em Londres, para nos dar o gosto do finzinho do verão, mas no domingo, o dia foi frio e nublado. De qualquer modo, pensei, um festival de sorvete não se perde assim.
A área de King's Cross, como Paula disse no post anterior, está passando por uma série de reformas e revitalizações, das quais fazem parte inúmeros projetos culturais e pequenos festivais. Nos próximos dias, eles também receberão shows de música africana. O "Ice Cream Festival", cuja entrada era gratuita (viu, São Paulo?) prometia trazer alguns dos melhores fabricantes de sorvete do paÃs, ter ordenha de vacas e programações infantis.
E cumpria, pelo menos parcialmente. Mesas de ping-pong, uma "prainha" com esculturas de areia para as crianças menores e uma ordenha de água em vacas de plástico garantiam a diversão familiar de domingo. Infelizmente, o outro sócio da empreitada - o sol - não estava contribuindo muito. Um pequeno estábulo com ovelhas (sim, essas eram reais) e um stand com sorveteiros-cientistas fazendo iguarias de nitrogênio também foi responsável pela parte divertida/educativa do festival.
Tudo isso consegui ver rapidamente ao chegar em King's Cross por volta das 16h do domingo. Mas um personagem fazia falta, notoriamente: o sorvete, propriamente dito. Havia trailers de pizza, hamburguer, comida indiana. E algumas barracas de sorvete, que já pareciam fechadas. As placas riscadas anunciavam que os melhores sabores já haviam ido embora. Mesmo sem calor, parecia que a estrela da festa tinha sido consumida muito rapidamente.
Demorei um pouco para descobri que ainda havia um pouco de sorvete bom e barato à venda. Com sabores diferentes, leite orgânico e de outras variedades. Mas as filas eram enormes - e já começava a chover.
Fazer o que, né? Assim é a vida em Londres e, pelo menos, nunca é entediante. O escritor inglês Samuel Johnson disse "When a man is tired of London, he's tired of life" (Se um homem está cansado de Londres, está cansado da vida). Em nome da aventura num domingo nublado, entrei na fila. Alguns novos amigos e jogos de celular depois, consegui, vitoriosa, o meu sorvete. Chuva, frio, não importa. Os rituais da estação devem ser respeitados. Especialmente para quem tem tão pouco verão, como os britânicos.