Mapeando mudanças
Hackney, no leste de Londres, já foi uma área industrial, sofreu bombardeios na Segunda Guerra Mundial e virou foco de pobreza e criminalidade na capital britânica.
Hoje, porém, é uma área em ascensão: por ali estão o Parque OlÃmpico e polos de tecnologia e negócios, como Shoreditch. É também por ali que estão ocorrendo alguns dos melhores eventos culturais da cidade.
Ainda há desigualdade na região, mas Hackney - que está "trendy", ou na moda - caiu no gosto dos jovens mais descolados, atrai festas e festivais e é multicultural.
Essas mudanças são tema de uma exposição no Museu de Hackney, chamada Mapping the Change ("mapeando a mudança"). Mostra fotos antigas e atuais e depoimentos de moradores, contando como a região foi mudando sua vocação manufatureira para o cenário atual.
Mudanças também implicam perdas. Muitos depoimentos criticam a valorização da área, os aumentos dos preços da habitação (que acabam forçando a saÃda de antigos moradores) e a perda de caracterÃsticas originais. Ainda assim, um passeio pelas ruas de Hackney deixa claro que é um bairro vivo, etnicamente misto e em ebulição.
**
Com este post, me despeço do blog, para retornar à redação da Â鶹Éç Brasil em São Paulo. Mas o Londonices continua, tocado pela minha colega Camilla Costa. Obrigada pela leitura e pelos comentários!