Â鶹Éç

« Anterior | Principal | Próximo »

O lobby pelas condecorações

Paula Adamo Idoeta | 2012-08-21, 10:12

Os atletas britânicos ganharam diversas medalhas olímpicas nos Jogos de Londres... (Foto: PA)

Com o fim de uma Olimpíada bem-sucedida para o time da casa, a discussão agora entre os britânicos é quais e quantos atletas medalhistas devem ser condecorados com os títulos de cavaleiros e damas da monarquia.

O Team GB (a equipe olímpica da Grã-Bretanha) teve mais de cem medalhistas nos Jogos de Londres 2012, sendo 43 deles vencedores do ouro. O premiê David Cameron e o prefeito londrino, Boris Johnson, estão em campanha para que eles também recebam honrarias oficiais, "por sua coragem, habilidade e determinação" que "serviram de inspiração para o país".

...Mas será que ganharão honrarias oficiais? (Foto: PA)

Mas o comitê responsável pela honraria de atletas tinha permissão de tornar um medalhista cavaleiro ou dama neste ano, e um dos membros do comitê disse que as condecorações não devem ser "automáticas" ou alvo de pressão popular.

Os mais cotados para receberos títulos oficiais são a atleta Jessica Ennis, que virou a "namoradinha" da Grã-Bretanha após vencer o heptatlo, o corredor Mo Farah, campeão olímpico nos 5 mil e nos 10 mil metros, e o ciclista Bradley Wiggins.

O jornal Independent explica que há uma "crescente polêmica" em torno das quotas para as condecorações oficiais, que favorecem "as pessoas que prestaram serviço ao país, em vez dos atletas olímpicos".

Já o parlamentar Bernard Jenkin, que na semana que vem publicará um relatório sobre o sistema de honrarias, se diz favorável à condecoração de atletas, mas ressalva que "uma medalha olímpica certamente vale mais do que uma condecoração dada por algum comitê misterioso".

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

Últimos colaboradores

Â鶹Éç iD

Â鶹Éç navigation

Â鶹Éç © 2014 A Â鶹Éç não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.