O mÃssil no telhado, parte 2
O Rapier, mÃssil antiaéreo que deve ser instalado em seis prédios britânicos, visto aqui durante operações no Oriente Médio (Foto: PA)
Moradores de um prédio no leste de Londres bem que tentaram, mas não conseguiram impedir os planos do Ministério da Defesa britânico de instalar mÃsseis antiaéreos em seu telhado durante a OlimpÃada.
Na última terça-feira, os residentes do Fred Wigg Tower perderam uma ação judicial na qual alegavam que a instalação dos mÃsseis feria os direitos humanos dos moradores. O caso foi tema de um post anterior aqui no Londonices.
Os mÃsseis têm como objetivo ser a última linha de proteção de Londres no caso de um atentado terrorista aéreo contra os Jogos OlÃmpicos. O plano do Ministério da Defesa é instalá-los no topo de seis prédios de Londres. Com a decisão de ontem da Justiça, esse plano está mais perto de ser concretizado.
O analista de defesa da Â鶹Éç News, Jonathan Beale, explica que o projeto, ainda que polêmico, é visto pelo governo britânico como "essencial" para a defesa aérea do Parque OlÃmpico. Mas é, sobretudo, uma "demonstração de força".
"A realidade é que é improvável que os mÃsseis sejam usados", afirma Beale.
Mas se forem usados para eventualmente conter alguma aeronave inimiga, aà a coisa vai ficar feia. O risco é que milhares de destroços caiam sobre áreas residenciais londrinas. "Derrubar uma 'aeronave suicida' é muito diferente de abater um avião militar sobre um campo de batalha", prossegue Beale.
Mesmo assim, os planos militares londrinos são semelhantes aos que foram adotados em Pequim-2008 e Atenas-2004.
Nem preciso dizer que esse argumento não consolou os moradores do Fred Wigg Tower.
"Essa decisão da Justiça significa que o Ministério da Defesa tem o poder de militarizar os lares privados se mostrarem que isso é para a segurança nacional", queixou-se David Enright, advogado dos moradores. "(O ministério) não precisa te pedir, te consultar - pode tomar a sua casa, pôr um mÃssil no seu telhado, um tanque no seu gramado e soldados na sua sala."