Minha casa é um barco
Se faltam casas, que tal morar em barcos?
Esse é o tema de campanha em curso na Grã-Bretanha para lidar com a falta de espaço para moradia nas grandes cidades. Segundo o jornal The Independent, os canais da Inglaterra já abrigam 15 mil barcos.
O Tâmisa e os canais de Londres são repletos de barcos adornados com vasos de plantas e objetos decorativos, mostrando que tem gente vivendo ali. O Independent diz que os barcos podem custar de 17 mil libras (R$ 56 mil) até 2 milhões de libras (R$ 6,6 mi), se for uma embarcação mais ampla e chique.
Uma grande vantagem é a mobilidade que a moradia permite. Mas existem empecilhos: faltam docas para ancorar tantos barcos, e dizem que o rigoroso inverno britânico e durÃssimo para quem mora sobre as águas.
Um adepto da prática diz que ela está se popularizando. "Morar em barco costumava ser um último recurso para divorciados e pessoas falidas", diz John Everett. "Mas isso mudou. É algo que mais e mais pessoas querem fazer. Há bastante espaço no Tâmisa, mas são necessárias mais docas para facilitar o trânsito."