Barcelona, o melhor de todos os tempos?
O time do Arsenal não é ruim. Longe disso. É um dos melhores da Europa, principalmente do meio campo para a frente.
Mas é uma grande ilusão pensar que pode entrar no Camp Nou, se trancar na defesa e segurar o Barcelona por 90 minutos, mantendo o placar sem gols para garantir a classificação para as quartas-de-final da Liga dos Campões.
A pequena vantagem do Arsenal tinha sido assegurada pela vitória de 2 a 1 obtida na partida de ida disputada em Londres.
Mas a postura defensiva em campo fez com que o time inglês fosse totalmente envolvido pelo interminável toque de bola do Barcelona, principalmente depois da expulsão do atacante holandês Van Persie, no começo do segundo tempo.
Não acredito que o Barcelona deixasse de se classificar se Van Persie não tivesse recebido o segundo cartão amarelo por ter chutado a bola depois do juiz ter apitado impedimento. Mas, claro que jogando contra 10 ficou mais fácil ainda e o placar final de 3 a 1 foi pouco pelo que se viu.
A verdade é que só deu Barcelona. Os números da partida dão uma boa ideia do domÃnio catalão.
Enquanto o Barcelona teve 19 "tentativas de gol" (muitas delas que terminaram cara a cara com o goleiro Almunia) o Arsenal não teve nenhuma. O gol do time inglês foi marcado contra pelo meio-campo improvisado de zagueiro de área, Sergio Busquets.
Após a partida, o técnico do Arsenal, Arsene Wenger, disse ironicamente que o Barça deveria dar parabéns ao juiz, sugerindo que a vitória se devia à expulsão de Van Persie.
O técnico do Barcelona, Pep Guardiola, retrucou dizendo que essa era apenas uma forma de se analisar o resultado, mas que ele preferia entender a vitória a partir do domÃnio de seu time.
Exagerando a estatÃstica, Guardiola acrescentou que em nenhum momento do jogo, o Arsenal conseguiu trocar mais de três passes sem ter a bola roubada por um jogador do Barça.
Já há quem diga que esse Barcelona é o melhor time de todos os tempos.
Inegavelmente, a equipe de Guardiola tem uma mentalidade que une coletivo à competição total, com os jogadores mostrando a mesma disposição para atacar e defender.
A excelente forma do time e o ótimo entendimento entre Xavi, Iniesta, Messi e Daniel Alves garantem que novos tÃtulos virão.
Mas será que a eficiência já supera a de times lendários como o Santos de Pelé, o Real Madrid de Di Stefano e Puskas, o Bayern de Beckembauer e o Ajax de Cruyff?
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Sem exageros. Um grande time, mas que tem suas falhas. Ano passado caiu diante da Internacionale de Mourinho ao Natural. Dá gosto de ver esse time jogar, posui um meio de campo fabuloso. Porem quem viu o jogo dá razão ao técnico do Arsenal: foram falhas capitais do juiz no jogo.
É o melhor time de hoje e nada mais.Já vi times muito melhores na minha vida...O Milan de Van Basten, Rijkaard e Gullit.O próprio Real Madrid de Zidane, Ronaldo e Roberto Carlos.O São Paulo de RaÃ, Muller, Palhinha, Cafu e Cia.O Palmeiras de Edmundo, Evair, Muller, Rivaldo, Cafu, Antonio Carlos, Edilson...que timaço!!!
Realmente, o Barcelona é um grande time porém o que vem a mente dos analistas é sempre a memória recente. Talvez eles não tenham visto o time do Santos com Pelé jogando ou já tenham esquecido.
Aho que o melhor time de todos os tempos é um exagero. Mas tenho certeza que esse é o melhor Barça de todos os tempos.
Acho muito relativo comparar times atuais com antigos, devemos entender que a qualidade e caracteristicas do futebol mudaram muito. Nada contra o Rei Pele ou algum zagueiro da epoca, mas acredito que o Rei nao teria tanta facilidade com zagueiros com tecnica como Lucio, Ferdinan e outros, na epoca zagueiro era quem nao tinha habilidade para fazer gol. Contudo, creio que podemos afimar que o Barca e um dos melhores times da atualidade, nada mais.