El Clásico, el más grande del mundo!
Esta semana foi concluÃda mais uma rodada desta desinteressante fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa.
Aos poucos os favoritos vão confirmando a classificação para a fase mata-mata e os aspirantes a time grande vão sendo eliminados e vão guardando as esperanças para o próximo ano.
Entre as poucas surpresas, o Tottenham Hotspurs aqui de Londres confirmou a boa fase e só depende da última rodada para saber se consegue se classificar em primeiro no grupo A, à frente do atual campeão, a Inter de Milão, e assim evitar um confronto imediato na próxima fase com um dos grandes times europeus.
Outra surpresa, a fraca campanha do Arsenal, também de Londres, que ainda briga pela classificação com o estreante Braga, de Portugal e com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
El Clásico
Mas, o que tem agitado os bastidores do futebol europeu esta semana é o grande clássico espanhol Barcelona x Real Madrid, para muitos, os dois melhores times do mundo.
A partida, válida pela 13ª rodada do campeonato espanhol, será disputada na segunda-feira, à ²õ 18h00 de BrasÃlia, no estádio do Barcelona, o Camp Nou, e praticamente não há favorito.
Onde quer que se tente estabelecer comparações entre os dois se encontra um equilÃbrio impressionante de forças.
Os dois times fazem campanhas sensacionais. O Real lidera o campeonato com um ponto de vantagem sobre o Barça. O time está invicto há 19 jogos e já marcou 49 gols nesta temporada. Tanto Real como Barcelona marcaram 33 gols em 12 jogos no campeonato.
Na rodada anterior o Real goleou o Athletic Bilbao por 5 a 1 e o Barcelona aplicou 8 a 0 no Almeria. Tanto Lionel Messi pelo Barça como Cristiano Ronaldo pelo Real, marcaram 3 gols cada.
E os dois não param de marcar. Só nas últimas 10 partidas Messi fez 16 gols e Cristiano Ronaldo já acumula 19 na temporada 2010/11. Estão no auge da forma, pelo menos até aqui, pois com certeza irão muito mais longe, afinal, Ronaldo está com 25 anos e Messi com apenas 23.
Mas, esse ano o Real Madrid tem José Mourinho, o técnico campeão europeu da temporada passada com a Internazionale de Milão. E "Mou" - como é chamado pela torcida do Real - pode fazer a diferença.
Nas duas partidas semi-finais da Champions League a Inter conseguiu impedir o toque de bola do Barcelona, anulando com isso as tableas com Messi, que quase não teve chance de brilhar.
De lá para cá, pouca coisa mudou no Barça. O time continua encantando com a troca de passes interminável comandada por Xavi e Iniesta. Há quem diga que a equipe de Pepe Guardiola atingiu um estado de excelência tão elevado que é difÃcil melhorar.
Mas, a verdade é que enquanto Guardiola se limitou a trazer o artilheiro David Villa do Valencia liberando o sueco Zlatan Ibrahimovich, Mourinho renovou o Real mudando a maneira do time jogar.
Levou para o clube Ozil e Khedira, ambos da seleção alemã, Angel di Maria, do Benfica e tirou Ricardo Carvalho do Chelsea. Hoje, o Real tem uma defesa sólida, um meio-campo combativo sem deixar de ser criativo e um ataque veloz e muito perigoso.
O time do Real está embalado e confiante o que dá a torcida madrilenha a certeza de que, depois de 2 anos e meio de derrotas para o rival, pode voltar a vencer aquele que é considerado o maior clássico do futebol mundial entre clubes. Logicamente os catalães não acreditam em vitória do Real. Quem viver verá!
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Realmente o clássico mais esperado, com craques como Cristiano,Messi e principalmente por ser o ano do Real Madrid com o Mou no comando. Os jogadores encantados com seu Mr., o time necessitava de um técnico com sede de vitória. O José Mourinho divide opinioes, adorado ou odiado, mas acima de tudo é um lider nato e campeao.
Mourinho é bom técnico mas nunca montou um time que jogue bonito. Ele quer é ganhar os campeonatos, e só.
Já sei que o Barcelona venceu de 5x0, e pelo placar dá para perceber que houve alguma coisas que não deu certo, pois não acredito que o Real esteja tão ruim assim. Falta criatividade no meio campo e Maicon na lateral direita para equilibrar o time.
O Real Madri desde que o Mourinho é técnico melhorou muito. Na partida de ontem o esquema de jogo do Real furou totalmente entre os jogadores e faltou a bendita "sorte" que sim define grandes encontros.
Há exatamente 16 anos atrás passou o mesmo Barcelona5 x 0 RM com gol do que foi jogador Pepe Guardiola.