« Anterior | Principal | Próximo »

Muita obediência, pouca competitividade

Categorias dos posts:

Daniel Gallas | 2010-07-25, 15:41

Felipe Massa fez uma excelente corrida. Na primeira curva, deixou Vettel e Alonso para trás e assumiu a liderança da corrida. Depois disso, só esteve atrás na corrida quando parou nos boxes.

Massa estava bem posicionado para ganhar sua primeira corrida desde o horrível acidente na Hungria no ano passado.

Isso só até Fernando Alonso começar a andar mais rápido. Caso Felipe continuasse brigando para manter a liderança, a primeira dobradinha da Ferrari estaria ameaçada, com a chance de o terceiro colocado, Sebastian Vettel, estragar a festa italiana.

Com jogo de equipe, Alonso poderia disparar na prova, e Massa - que estava de fato com o carro mais lento naquele momento - seguraria Vettel em terceiro, garantindo mais pontos à escuderia.

A 18 voltas do fim, a ordem da Ferrari para Massa pelo rádio veio cheia de eufemismos, para evitar que a equipe seja punida por ordenar explicitamente o jogo sujo. "Ok, Felipe, Alonso está mais rápido que você. Por favor, me confirme que você entendeu essa mensagem."

Massa respondeu deixando Alonso passar e ouviu pelo rádio: "Bom rapaz".

Por mais escancarada que tenha sido a ordem da equipe, a Ferrari poderá sempre alegar que simplesmente apresentou o problema a Massa, e que coube ao piloto tomar a decisão.

Fernando Alonso, que em outros tempos já se beneficiou de ordens de equipe e da condescendência de companheiros brasileiros de equipe, não precisa justificar muito sobre sua 23a vitória na carreira.

Já Felipe Massa pode falar poucas coisas em sua defesa. Tomou a decisão em prol da equipe e recebeu muitos elogios internos por isso, mas decepcionou a todos que torcem por ele.

Antes do GP da Alemanha, Massa estava apenas 31 pontos atrás de Alonso, com ainda nove corridas em aberto. É difícil acreditar que qualquer outro piloto se submetesse tão candidamente à ordens da equipe, em detrimento de uma chance de vencer a corrida.

O que se vê na F-1 é o oposto. A competitividade é tão grande e feroz que mesmo pilotos da mesma equipe fazem quase qualquer coisa para ganhar cada corrida. Na rival Red Bull, os companheiros Mark Webber e Sebastian Vettel chegaram a se chocar em plena corrida neste ano, na luta pelo primeiro lugar. Ninguém aceita perder na F-1, o que faz o esporte tão divertido.

Sem pestanejar, Massa abriu mão de suas ambições na tabela para ajudar um companheiro de equipe em um momento da temporada em que ambos ainda têm plenas condições de lutar pelos mesmos resultados. É difícil imaginar um grande campeão - como o próprio Fernando Alonso - fazendo o mesmo em uma situação semelhante.

A espantosa obediência de Massa revela o quão pouco competitivo o piloto se tornou nesta temporada.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 05:57 PM em 25 jul 2010, Rodrigo escreveu:

    Que saudades da velha Fórmula 1 e seus pilotos competindo por esporte, claro, querendo vencer, mas sem ser interrompido durante a corrida. Agora são equipes que correm na pista e não os pilotos. Fórmula 1: se tornou um esporte sujo !

  • 2. à 08:13 PM em 25 jul 2010, Luiz Trindade escreveu:

    É por isso que outras categorias automotores vem ganhando espaço. É no minímo vergonhoso ver a equipe ordenando um dos seus pilotos a ceder para outro. Esquecem que a formula de ganhar dinheiro na F1 é patrocínio x audiência. E audiência se consegue mostrando competitividade, inclusive entre os pilotos da mesma equipe.
    O que a FIA já deveria ter feito era tirar o pódio da Ferrari por inteiro para punir essa manobra descabida.
    Saudades da época de Fittipaldi, Piquet e Senna.

  • 3. à 08:19 PM em 25 jul 2010, giannini escreveu:

    Na Ferrari ganha quem "ela" quer...e acreditem, não foi tão ruim pro Massa, isso esta no contrato...deve ter levado US$ 500 mil...pra deixar o Alonso passar, $$$$$ e mais $$$$$ só isso interessa, com certeza uma coisa que Senna jamias faria, por isso deixou tanta saudade, o Rubinho...fez mesma coisa....grana...$$ grana e + grana!!!!

  • 4. à 10:00 PM em 25 jul 2010, Thiago Aquino escreveu:

    Felipe Massa apagou de vez a minha na F1

  • 5. à 12:23 AM em 26 jul 2010, Chaves escreveu:

    Os motoristas viraram joguetes nas mãos dos verdadeiros pilotos que são as escuderias. Hoje em dia a torcida é para a Maquilarem, a Ferrari, a Lotus. Bem dizem que isso é um circo mesmo pra criancinha que ainda acredita em papai noel. É um esporte pobre, paupérrimo. É melhor ir jogar detetive com meu filho. Pelo menos há algum suspense e alguma verdade no meu jogo.

  • 6. à 01:32 AM em 26 jul 2010, Edmar Moretti escreveu:

    Massa é um frouxo, covarde, uma vergonha para o Brasil.

  • 7. à 01:39 AM em 26 jul 2010, Gilson de Assis Jr. escreveu:

    Não há nenhum problema em ser segundo piloto. O defeito é ser submisso e covarde, mas nem pra ser submisso o Massa serve. Ele poderia ter ido pro box, deixado o carro apagar, engrenar marcha errada... Pelo menos pra uma coisa o episódio serviu pra mimpra: eu que já via poucas dessas corridas depois da morte do Senna (esse sim competitivo desde os tempos da Toleman), agora não perco mais o tempo com essa palhaçada.

  • 8. à 03:53 AM em 26 jul 2010, Helman Telles escreveu:

    É lastimável a manipulação de resultados nos esportes em geral. Isso ocorre no futebol, no atletismo e no automobilismo. O controverso conceito de "natureza humana" parece indicar a desonestidade, a covardia, a hipocrisia, o cinismo, entre outros vícios, como seus ítens constituintes. No presente caso o que vemos é que o "novo" pacote de "aperfeiçoamentos" da Ferrari tem muito de coisas velhas. A equipe já é reincidente em condutas antidesportivas. Provavelmente, contratos "leoninos" devem fazer parte de seu perfil. Contudo, isso se explica o comportamento de Massa não o justifica, principalmente a suavidade de suas declarações. Além de prolixos, ele, Alonso e a diretoria da Ferrari ofendem a inteligência dos afccionados. Dizer que a tramóia toda foi pelo "bem" da equipe? A equipe sairia de Hockenheim com o mesmo número de pontos. Qualquer um que sabe aritmética básica tem condições de fazer o cálculo. Massa, poderia ter sido mais lacônico em seus comentários, dizendo, apenas: "Fiz o que era 'obrigado' a fazer". Para bom entendedor "pingo é letra". É de se esperar que, ao menos, a FIA entenda e puna exemplarmente a equipa vermelha como já fez, em outra ocasião, com a MacLaren. Para mim a Ferrari deveria ser desclassificada do GP da Alemanha e essa medida já deveria ter sido tomada imediatamente, pelo bem do próprio esporte, tão envolvido em escândalos. Com isso, quem sabe, a escuderia de Maranello e seus pilotos assimilassem mais um pouco do que significa competitividade, esportividade, honestidade, dignidade, entre outras virtudes necessárias a qualquer esporte.

  • 9. à 11:30 AM em 26 jul 2010, hilson mergulhão breckenfeld filho escreveu:

    vergonha, esportista que joga para equipe é valorado,mas covarde que é submisso tem destino certo.

  • 10. à 04:32 PM em 26 jul 2010, Tuninho Caetano escreveu:

    Não acordo mais cedo nas manhãs de domingo para ver essa palhaçada.
    Que haja por parte da FIA uma punição exemplar para a Ferrari e da parte dos espectadores, boicote total aos palhaços.

  • 11. à 04:42 PM em 26 jul 2010, Socrates escreveu:

    O que esta errado não é a F1 e nem a Ferrari e sim quem se deixa levar pela, como o titulo deixou bem claro, falta de competitividade, o correspondente esta coberto de razão, infelizmente para os amantes da F1, no Brasil, resta torcer por outros nomes, independentemente de nacionalidades, uma vez que por aqui só esta aparecendo pilotos razoaveis, que por isto, se preocupam com conta bancária.

  • 12. à 08:28 PM em 26 jul 2010, Tania escreveu:



    Felipe Massa nao eh digno de ocupar o mesmo espaco que Airton Senna
    e outros grandes corredores. Ele deveria se envergonhar do que fez.

  • 13. à 04:39 AM em 27 jul 2010, mario escreveu:

    QUANDO O MASSA ASSINOU O CONTRATO TAVA ESCRITO LÁ EM CIMA:
    1º LUGAR: A EQUIPE
    2º LUGAR: A EQUIPE
    3º LUGAR: A EQUIPE
    E TINHA UM P.S. LÁ EMBAIXO...
    O MASSA É UM CARA INTELIGENTE E SABE O QUE É MELHOR PRÁ ELE

  • 14. à 12:24 PM em 27 jul 2010, marcus lopes escreveu:

    corre apenas pelo dinheiro!!!!!

  • 15. à 03:40 PM em 27 jul 2010, ã escreveu:

    O que é de matar é que o próprio Fernando Alonso em entrevista deixou claro que não faria o mesmo se a ordem viesse dos boxes, com certeza Felipe Massa é o segundo piloto da ferrari mesmo e os fatos mostraram isso bem claramente. A canalhice é o Felipe ficar alardeando que está lá para competir e vencer corridas e deixar todos os brasileiros como se fossem palhaços torcendo por ele nas manhãs de domingo. Se é segundo piloto que assuma isso !

  • 16. à 11:07 PM em 27 jul 2010, TITO MARCOS MARTINI escreveu:

    A Ferrari demonstra desprezo pela ética, desprezo pelo esporte, desprezo pelos brasileiros, e pelos mais mundo afora que assistem a Formula Um, mas isto poderá ter efeito cascata sobre os patrocinadores das redes de televisão motivados pelas perdas de audiência que fatalmente irá ocorrer.
    Massa jamais poderia ter sido subserviente como foi, isto causa-nos nojo.

Mais conteúdo deste blog...

鶹 iD

鶹 navigation

鶹 © 2014 A 鶹 não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.