O clÃmax da temporada europeia
O momento mais quente da temporada europeia começa nesta terça-feira, com os primeiros jogos das quartas-de-final da Liga dos Campeões da UEFA. Grande parte dos times que ainda disputam o tÃtulo de campeão europeu da temporada 2009/2010 também estão envolvidos com os seus campeonatos nacionais.
A dificuldade agora é conseguir equilibrar as enormes exigências deste final de temporada. Quem conseguirá lidar melhor com lesões, pressões e desfalques?
Abaixo, uma prévia dos confrontos desta semana.
Bayern de Munique x Manchester United (terça-feira). O time alemão acaba de perder a liderança da Bundesliga para o Schalke 04, a quem eliminou recentemente na Copa da Alemanha. Para piorar a situação, o Bayern enfrenta o mesmo Schalke 04 no próximo fim de semana, em um confronto decisivo no campeonato alemão, justamente entre os dois jogos contra o Manchester. Neste momento importante, o astro do time, o holandês Robben, é dúvida, após ter se lesionado no fim de semana.
A exemplo do Bayern, o Manchester United também tem um confronto decisivo no campeonato nacional no fim de semana entre os compromissos europeus. No sábado o time pega o Chelsea, que só tem o Campeonato Inglês na agenda. O jogo vale a liderança e muito provavelmente a taça. O jogador fundamental da equipe na temporada, Wayne Rooney, era dúvida para esta terça contra o Bayern, mas foi confirmado.
Lyon x Bordeaux (terça-feira). Ambos Bordeaux e Lyon ainda têm chances de ganhar o embolado campeonato francês. O Bordeaux lidera o campeonato e o Lyon é quinto colocado, mas a diferença entre os dois é de apenas dois pontos. Daqui a vinte dias, as duas equipes voltam a se enfrentar pelo campeonato nacional. Tanto o Bordeaux quanto o Lyon vêm de derrotas recentes por 3 a 1 para o Olympique de Marselha.
O Lyon joga nesta terça com o time completo, enquanto o Bordeaux sofre com o desfalque do volante senegalês Alou Diarra, expulso no último jogo das oitavas. No outro confronto entre as equipes esta temporada, em dezembro do ano passado, o Bordeaux levou a melhor, com vitória de 1 a 0.
Arsenal x Barcelona (quarta-feira). O jogo é encarado pela imprensa britânica como um confronto de dois times com estilos semelhantes, já que ambos jogam ofensivamente e costumam dar espetáculo. O Arsenal ainda tem chances no inglês, mas o time está irregular demais na temporada, tendo perdido todos os clássicos no campeonato nacional. A equipe depende muito do catalão Cesc Fábregas e raramente consegue jogar bem sem ele. No entanto, o capitão é dúvida para a partida de quarta.
O Barcelona é outro time que precisa se preocupar com o campeonato nacional, onde divide a liderança com o Real Madrid. O clássico contra os merengues acontece no fim de semana imediatamente após o confronto final das quartas. O meia Iniesta, que jogou quase todas as partidas do Barcelona esta temporada, não deve jogar na quarta contra o Arsenal, devido a uma lesão. Mas Messi, visto como melhor jogador do mundo na atualidade, estará em campo.
Inter x CSKA (quarta-feira). A temporada russa é mais parecida com a brasileira - com o campeonato nacional começando em março e acabando em novembro. O campeonato russo acabou de começar e o CSKA acumula duas vitórias e um empate. Os jogadores do time russo vêm de férias e o time não tem desfalques.
Há algumas semanas, a Inter parecia já ter sido coroada campeã italiana, sobretudo após a vitória contra o Milan em janeiro. Mas uma série de maus resultados recentes no italiano reabriu a disputa do Calcio. A derrota no clássico contra a Roma no fim de semana passado foi um péssimo resultado para a Inter, que terá que usar força total nos jogos do nacional. Na Liga dos Campeões, a Inter vive grande fase. A equipe de Mourinho, Lúcio, Sneijder e Eto'o é, na minha opinião, uma das mais fortes do torneio, como se pode perceber após as duas vitórias contra o forte Chelsea.