Os melhores pilotos nas maiores equipes
A Ferrari finalmente confirmou a contratação de Fernando Alonso na quarta-feira. Todos acreditam que o demitido Kimi Raikkonen irá para a McLaren. Se essa previsão se confirmar, a Fórmula 1 voltará a ter em 2010 os quatro melhores pilotos da atualidade dirigindo os carros mais tradicionais e competitivos.
Isso já aconteceu em 2007, ano em que Lewis Hamilton e Alonso travaram uma briga tão feia na McLaren que acabaram praticamente entregando o campeonato de pilotos para Kimi Raikkonen.
Nos últimos dois anos, muitos torcedores reclamavam que o espanhol, o maior campeão em atividade, não estava guiando um carro competitivo. Como teriam sido as temporadas de 2008 e 2009 se Fernando Alonso estivesse com um carro forte?
Alonso já chegou na Ferrari declarando que quer se tornar um multi-campeão, como fez Michael Schumacher no começo da década. Antes de pensar no campeonato, ele terá que vencer Felipe Massa, cujo desempenho nos últimos anos foi tão bom que garantiu sua permanência na equipe. Massa manteve sua vaga na Ferrari apesar do acidente na Hungria e mesmo nunca tendo ganhado um tÃtulo, como Raikkonen.
Já Raikkonen disse que não pretende continuar correndo se não tiver condições de ser campeão. Sua possÃvel volta para a McLaren no lugar de Heikki Kovalainen - que teve desempenho fraco na escuderia inglesa - também tem ecos da temporada de 2007. Com temperamento forte, como Alonso naquele ano, é pouco provável que Raikkonen aceite ser escudeiro de Lewis Hamilton.
Há ainda várias dúvidas no ar. As poderosas Ferrari e McLaren terão em 2010 os carros mais competitivos da temporada? E o que acontecerá com o novo campeão, seja ele Jenson Button, Rubens Barrichello ou Sebastian Vettel? A Brawn e a Red Bull, as duas melhores equipes deste ano, terão que provar que 2009 não foi apenas um soluço na galeria da F-1.
Além disso, várias regras mudarão, como o fim do abastecimento durante a corrida e talvez o fim do polêmico sistema KERS. Mas se o final desta temporada servir de parâmetro, Ferrari e McLaren podem esperar um 2010 muito melhor.
Após uma temporada atÃpica e de tantas confusões, é um alÃvio ver que o campeonato de 2010 deverá ser mais parecido com os da década de 80, os "anos dourados" do esporte: os pilotos mais consagrados nos melhores e mais tradicionais carros buscando a vitória.