Â鶹Éç

Arquivo para setembro 2009

Existe futuro para Nelsinho?

Rogério Simões | 19:08, segunda-feira, 21 setembro 2009

Comentários (3)

nelsinho.jpgA FIA anunciou nesta segunda-feira o resultado da sua investigação sobre a batida de Nelson Piquet Jr. no Grande Prêmio de Cingapura do ano passado. Como já havia indicado em um comunicado na semana passada, a escuderia francesa Renault não questionou as acusações de Nelsinho. Ficou agora oficialmente provado que o chefe da equipe, Flavio Briatore, e seu engenheiro Pat Symonds exigiram que o piloto provocasse um acidente para beneficiar seu colega Fernando Alonso. O piloto espanhol, concluiu a FIA, não sabia da trapaça.

Briatore e Symonds ficaram com quase todo o peso da punição da entidade. O empresário italiano está banido para sempre da Fórmula 1, enquanto o engenheiro recebeu um gancho de cinco anos. Nelsinho, que colaborou com a FIA, foi agraciado com uma imunidade e poderá voltar a correr. Já a punição à Renault foi, na opinião de muitos, entre eles o comentarista Andrew Benson da Â鶹Éç, leve. A equipe não perdeu pontos no atual campeonato nem foi suspensa ou banida da Fórmula 1, como alguns imaginavam. A escuderia tem apenas sobre sua cabeça o que se pode chamar de uma suspensão suspensa de dois anos. Se cometer algum outro deslize, fica fora do esporte até 2011.

Mas e Nelsinho? Que futuro poderá ter o filho do tricampeão Piquet? O ex-piloto e analista da Â鶹Éç Martin Brundle . Para ele, um piloto que aceitou provocar um acidente a mando do chefe da equipe não merece continuar rodando por circuitos mundo afora. Brundle disse inclusive que, na sua opinião, Nelsinho não encontrará nenhuma equipe que o aceite, sua carreira teria chegado ao fim. Outros podem discordar, e pode ser que alguma equipe, impressionada com a honestidade com que Pique Jr. lidou com o caso após decidir denunciá-lo, venha a permitir que ele reinicie sua carreira. Certamente é com isso que Nelsinho sonha, considerando seu desejo de "começar a carreira do zero", Mas a verdade é que o nome Piquet, antes associado a conquistas brilhantes de um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, ficou marcado por um dos maiores escândalos já vistos no esporte. Isso nem mesmo uma improvável volta triunfante de Nelsinho às pistas deve mudar.

A corrida maluca de Briatore

Categorias dos posts:

Rogério Simões | 16:32, quarta-feira, 16 setembro 2009

Comentários (2)

briatore.jpgO empresário italiano Flavio Briatore, assim como o engenheiro Pat Symonds, foi demitido (ou "pediu demissão", como parece ser a versão oficial) da escuderia francesa de Fórmula 1 Renault. Além disso: a empresa decidiu não contestar as acusações de Nelson Piquet Jr de que Briatore o obrigou a bater o carro para favorecer seu colega Fernando Alonso. Ou seja, a Renault admite que a farsa existiu.

Nesta quarta-feira, falando à Â鶹Éç, disse que as demissões não deixam dúvidas sobre a culpa de Briatore e Symonds. E afirmou considerar "inacreditável" que um diretor de equipe da Fórmula 1 pudesse ordenar um piloto seu para bater o carro para favorecer seu colega, ignorando todas as implicações legais, éticas e de segurança. Mas foi exatamente isso que, de acordo com as informações divulgadas a partir do processo da FIA, ocorreu no GP de Cingapura do ano passado.

Se tudo realmente aconteceu como Nelsinho Piquet relatou, é assustador imaginar o que se passa na cabeça de Flavio Briatore. Para muitos, sua vontade de vencer deve lembrar o mundo da Corrida Maluca, com o empresário e bon-vivant italiano planejando formas de alterar o rumo natural de uma disputa esportiva por meio das artimanhas mais incríveis. Se não chega a ficar no alto de uma montanha esperando o carro líder passar para lançar uma rocha sobre ele, Briatore parece ter seguido pelo menos o espírito de Dick Vigarista: trapacear, independentemente das consequências.

A Fórmula 1 segue buscando uma fórmula mágica. Uma fórmula que a ajude a manter o interesse de milhões de seguidores mundo afora, cansados da falta de heróis atrás do volante, do determinismo da tecnologia ou da falta de uma genuína competição. O emocionante final da temporada passada sugeria um renascimento do esporte. Mas as brigas entre escuderias e FIA, além das confusões envolvendo regras, com mudanças feitas por Bernie Eclestone e logo depois suspensas, voltaram a ameaçar a vedete do automobilismo mundial. O imbroglio da Renault só piorou as coisas. O episódio envolvendo Briatore, Symonds e Nelsinho Piquet pode ser decisivo no futuro da competição. Para o bem ou para o mal.

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

Últimos colaboradores

Â鶹Éç iD

Â鶹Éç navigation

Â鶹Éç © 2014 A Â鶹Éç não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.