Existe futuro para Nelsinho?
A FIA anunciou nesta segunda-feira o resultado da sua investigação sobre a batida de Nelson Piquet Jr. no Grande Prêmio de Cingapura do ano passado. Como já havia indicado em um comunicado na semana passada, a escuderia francesa Renault não questionou as acusações de Nelsinho. Ficou agora oficialmente provado que o chefe da equipe, Flavio Briatore, e seu engenheiro Pat Symonds exigiram que o piloto provocasse um acidente para beneficiar seu colega Fernando Alonso. O piloto espanhol, concluiu a FIA, não sabia da trapaça.
Briatore e Symonds ficaram com quase todo o peso da punição da entidade. O empresário italiano está banido para sempre da Fórmula 1, enquanto o engenheiro recebeu um gancho de cinco anos. Nelsinho, que colaborou com a FIA, foi agraciado com uma imunidade e poderá voltar a correr. Já a punição à Renault foi, na opinião de muitos, entre eles o comentarista Andrew Benson da Â鶹Éç, leve. A equipe não perdeu pontos no atual campeonato nem foi suspensa ou banida da Fórmula 1, como alguns imaginavam. A escuderia tem apenas sobre sua cabeça o que se pode chamar de uma suspensão suspensa de dois anos. Se cometer algum outro deslize, fica fora do esporte até 2011.
Mas e Nelsinho? Que futuro poderá ter o filho do tricampeão Piquet? O ex-piloto e analista da Â鶹Éç Martin Brundle . Para ele, um piloto que aceitou provocar um acidente a mando do chefe da equipe não merece continuar rodando por circuitos mundo afora. Brundle disse inclusive que, na sua opinião, Nelsinho não encontrará nenhuma equipe que o aceite, sua carreira teria chegado ao fim. Outros podem discordar, e pode ser que alguma equipe, impressionada com a honestidade com que Pique Jr. lidou com o caso após decidir denunciá-lo, venha a permitir que ele reinicie sua carreira. Certamente é com isso que Nelsinho sonha, considerando seu desejo de "começar a carreira do zero", Mas a verdade é que o nome Piquet, antes associado a conquistas brilhantes de um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, ficou marcado por um dos maiores escândalos já vistos no esporte. Isso nem mesmo uma improvável volta triunfante de Nelsinho à s pistas deve mudar.